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Novo Regimento  Interno              aprovado 05/11/2017

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Postado por: Administrativo - 23/11/2017

Novo Regimento Interno aprovado 05/11/2017

Regimento Interno e Normas Gerais de

Conduta e Segurança do C.M.U.

 

 

Caro associado:

 

O Clube de Modelismo URBANOVA – CMU se regerá pelo seu Estatuto e por este Regimento Interno.

 

A admissão dos sócios ou alunos se fará mediante o preenchimento da ficha de cadastro a qual está disponível no site http://cmumodelismo.com.br/ ( na aba “ Tornar Sócio ” ) com posterior aprovação ou rejeição conforme análise da diretoria Executiva.     

 

Procedimentos :

 

            Ao sair com destino ao clube, verifique se não esqueceu nenhum equipamento, deixe em mãos seu BRA, pois o mesmo poderá ser exigido ao acesso à Univap.

 

1 - Chegando ao clube, estacione seu veículo no local apropriado, ou, seja breve caso utilize a área de carga e descarga.  

 

2 - Encaminhe-se com seu modelo e equipamentos a uma das bancadas disponíveis, sendo que cada bancada acomoda equipamento de pelo menos dois sócios tranquilamente.  

 

3 - Afixar em sua camiseta, de maneira visível seu BRA (válido), em seguida preencher o livro de presença.

 

4 - Caso utilize rádios na frequência de 72 Mhz, dirija-se ao quadro de controle de frequências e verifique se há alguém utilizando sua frequência. Caso positivo, comunique o fato ao mesmo e acordem uma melhor maneira de dividirem o tempo de voo.

 

5 - Nossas bancadas são exclusivas para montagem, desmontagem, aferições, verificações ou pequenos reparos rápidos, sendo assim os modelos não deverão permanecer sobre as mesmas. Tão logo sejam feitos os procedimentos, os modelos deverão ser levados à área apropriada de estacionamento de modelos (área gramada indicada por placas).   Ficando nas bancadas somente parte dos equipamentos, como rádios, ferramentas,  carregadores de baterias, etc. Caixas de campo poderão ficar no piso.      Em exceção dias de chuva, quando poderão eventualmente ficar modelos, porém devemos usar o bom senso.

Caso o modelo, necessite de reparos maiores, temos uma oficina com material adequado e também poderá ser utilizada a bancada de amaciamento de motores, regulagens e manutenção.

           

6 - Verifique com cautela as condições de todo seu equipamento, principalmente das baterias do transmissor (Tx) e receptor (Rx), também verifique se os “Links” e as superfícies de comando de seu modelo estão devidamente fixadas e atuam corretamente. Não esqueça de verificar o CG (Centro de Gravidade), também a correta atuação do sentido de comandos de superfície, no caso de aeromodelos (Ailerons, leme e profundor). Outras categorias deverão ser verificadas conforme suas características.

   Verifique o alcance de seu equipamento de rádio.    Caso seu motor seja carburado, antes de ligar seu transmissor verificar se o atuador de acelerar encontra-se na posição de baixa rotação do motor. Também não esqueça de sempre ligar seu transmissor primeiro, depois o receptor.

 

7 - Regulagens rápidas de carburação poderão ser feitas na própria rampa de partida de motores, como na bancada ao lado da rampa, regulagens que demandem maior tempo para ajustes, bem como amaciamento de motores deverão ser feitas na bancada externa ao lado do estacionamento principal.   Nesta é obrigatório a

presença constante do mecânico ou piloto, não podendo deixar o modelo com seu motor ligado desacompanhado, por se tratar de uma área externa de alto risco a visitantes, crianças, animais etc. 

 

8 - É expressamente proibido o acionamento de motores nas bancadas dos boxes, seja elétrico a combustão ou reação, sendo breve ou não. O acionamento de motores, deverá ser feito exclusivamente na rampa entre estacas afixadas para melhor segurança, sempre colocados no sentido aclive da rampa. Também poderá utilizar-se da bancada ao lado da rampa ou mesmo ao final da rampa. Com exceção dos helimodelos, asas e multimotores (drones) elétricos que poderão ser ligados no local de sua decolagem.

 

9 - Ao acelerar o motor, mantenha-se o mais afastado possível da hélice.    Evite posicionar-se no plano formado pelo eixo longitudinal da hélice.    Nunca utilize hélices avariadas ou não balanceadas, pois elas podem causar sérios danos ao seu motor, à sua pessoa ou a terceiros.

 

10 – Verifique nosso “Relógio de janela de voo” para iniciar procedimentos para o voo.     A mesma é dividida em: Janela para “aeromodelos, asas e para-motores” e janela para “Helimodelo e multimotores (drones)”. Em hipótese alguma utilize seu modelo na janela adversa à do seu modelo, exceto quando não houverem modelos da outra categoria.  É expressamente proibido o uso misto de modelos em qualquer janela.

 

11 - Verifique a direção do vento predominante em relação ao eixo da pista de acordo com a biruta ! E consulte a direção que seu colega (que já esteja pilotando) está seguindo. Caso a direção do vento mude, comunique em voz alta os outros pilotos.

 

12 - A pista do CMU tem a cabeceira 02, de quem olha a pista a partir das instalações do CMU à sua direita, e a cabeceira 20, de quem olha a pista a partir das instalações do CMU à sua esquerda.    O sentido preferencial para pousos e decolagens com vento de través (Cruzado) ou sem vento é da cabeceira 20 para a cabeceira 02.   A decolagem e pouso na cabeceira 02 só serão permitidos se o vento imprimir esta condição.

 

13 - Antes de ingressar com seu aeromodelo, asa ou para-motor na pista verifique se algum modelo está voando e se um deles não está em procedimento de pouso ou rasante.    Com a pista livre, anuncie em voz alta: Pista! Pista para decolagem! Faça o táxi de seu aeromodelo sempre de maneira segura e com o motor em baixa rotação, conduza seu modelo então, até o local de decolagem.   Posicione-se sempre no local especifico a pilotos (pits, localizados à direita e à esquerda ao final da rampa) e faça a decolagem. Ao iniciar procedimento de pouso verifique se a pista está desimpedida, livre e avise em voz alta: Pista! Pista para Pouso. Feito o procedimento, o modelo deverá ser conduzido pela pista de taxi até o início da rampa e desligue o motor, baterias, receptor e transmissor neste momento, e transporte seu modelo ao estacionamento na área gramada ou bancada para desmontagem do mesmo.

Pilotos de Helimodelos e multimotores, da mesma forma como descrito acima, deverão verificar se algum modelo está voando e se um deles não está em procedimento de pouso ou emergência, estando livre deverá anunciar em voz alta: Pista! Pista para decolagem! Então dirigir-se com seu modelo à área dos pits localizados na pista principal, sinalizados no piso com orientações em formato quadrado na cor amarela, posicionar seu modelo a frente. Caso ainda não tenha sido ligado, o mesmo poderá ser feito neste momento, em seguida decolar. Ao iniciar procedimento de pouso verifique se o local do pouso encontra-se desimpedido, livre para o procedimento e avise em voz alta: Pista! Pista para Pouso, em solo desligar o modelo no ponto em que pousou, sendo proibido sua condução até outro local ou o voo sobre a pista, bem como no momento de pouso o modelo não deverá ultrapassar o limite de metade da pista em longitudinal. Neste momento, transporte seu modelo ao estacionamento na área gramada ou bancada para desmontagem do mesmo.

 

- Lembre-se: Quem está em emergência ou pousando sempre tem prioridade!

 

14 - Caso ocorra alguma pane anuncie em voz alta e clara “Pista, sem motor” ou “Pista em Emergência”. Avise todos os pilotos e tenha a certeza que todos tomaram conhecimento do ocorrido. Somente então, em total segurança, direcione seu modelo para a pista. Após o pouso do modelo, anuncie sua entrada na pista em voz alta.  Entre na pista sempre na perpendicular em relação à mesma no ponto mais próximo de seu avião.  Retire então com a máxima rapidez e segurança seu modelo da pista.  Este simples procedimento fará com que a pessoa que for pegar o modelo fique pouco tempo na pista minimizando o risco de acidentes.

 

         Durante procedimentos de decolagem ou pouso, se um dos aeromodelistas gritar: “Pista, sem motor” ou “Pista em Emergência”, abandone imediatamente seu procedimento e conduza seu modelo para uma área segura.   Caso um modelo em EMERGÊNCIA, parcialmente fora de controle direcional, esteja se aproximando ou dirigindo-se a áreas com a presença de pessoas ou público (“pits” de pilotos, instalações do CMU, área de estacionamento e pista de off-road), este estará em situação de risco eminente e deverá, se possível, ter seu motor desligado, bem como conduzir seu modelo ao solo, evitando e minimizando acidentes ou maiores prejuízos.

 

15 - É expressamente proibido dar partida nos modelos com motores a explosão, na área da pista, caso este apague,  retire-o da pista e dirija-se às áreas destinadas a este fim.

 

16 - Mantenha seu modelo sempre a sua frente fazendo o "Retângulo"  no sentido do tráfego

predominante. O voo deve ser feito exclusivamente em nossa caixa de voo, independente do modelo.

            Se você pretende realizar acrobacias escolha um momento de pouco tráfego (1 a 3 modelos).     As manobras deverão ser feitas em altura segura no sentido longitudinal do eixo da pista, é expressamente proibido executar qualquer manobra que se inicie, se desenvolva ou termine com o modelo direcionado ao público (“pits” de pilotos e instalações do CMU).     Em nenhuma hipótese sobrevoe os “Pits’, o “Box”, as áreas reservadas ao Off-Road, as áreas de estacionamento e as áreas reservadas ao público.       Mantenha sempre o sentido do tráfego, não sendo permitidas decolagens, pousos e passagens no sentido contrário ao de vôo, salvo os casos de emergência.

 

17 – Muita atenção na passagem de voo rasante ou manobras 3D, é obrigatório o aviso aos colegas em voz alta qual manobra pretende realizar e aguarde um momento adequado, de pouco tráfego.

 

18 – Multimotores (drones) serão permitidos, seguindo rigorosamente as mesmas regras de helimodelos.

 

19 – Para a pilotagem em FPV deverão ser cumpridas as regras da categoria em que se enquadra

(aeromodelo, helimodelo e multimotores ), não podendo realizar voos de longas distancias, portanto limitando-se a nossa caixa de voo. Não serão permitidos decolagens e pousos por meio de óculos monitores, tablets, notebooks ou outros do gênero, estes procedimentos deverão sempre ser feitos de forma visual, com exceção modelos de no máximo 1,2 mt, ou planadores e que não excedam também 3 kg, sendo estes modelos de baixa velocidade.

 

20 - É expressamente proibido o voo autônomo de qualquer modelo em qualquer situação, apenas está permitida a pilotagem com controle transmissor R/C operado pelo piloto de forma manual.

 

21 – Para todo modelo que depende de arremesso manual, este procedimento deverá ser feito no limite entre a pista de concreto e a de grama, contra o vento e com distância segura de outros pilotos. Ou seja, mesmo sendo contra o vento você deverá arremessar seu modelo de tal forma que não seja necessário, durante a “decolagem”, que o modelo passe próximo ou sobre outros pilotos. E sempre avise os outros pilotos que estiverem pilotando, de suas intenções e tenha certeza de que todos atentaram-se ao fato.

 

22 - É permitido no máximo de 5 aeromodelos em voo simultâneos , e 3 helimodelos ou multimotores (drones).

 

23 – O piloto poderá ser assistido por uma pessoa a seu lado, desde que a mesma tenha conhecimento dos riscos e de todas as medidas de segurança contidas neste regulamento, e o acompanhará desde o início do ingresso ao pit, ao termino do voo, não podendo, no entanto, ficar transitando entre as áreas.

 

            24 - Os aeromodelistas principiantes (alunos) somente poderão pilotar os modelos acompanhados de um piloto ou instrutor habilitado, o qual será responsável pelo mesmo, e obrigatoriamente utilizando função “trainer”.   Aeromodelistas principiantes (alunos) somente receberão sua licença para pilotar (BRA) quando forem aprovados por seu instrutor e em exame prático aplicado pelo CMU.

 

25 - Equipes visitantes, convidadas, participantes de competições de faculdades, necessitarão de autorização do diretor secretario ou presidente do CMU, deverão recolher taxa de R$ 50,00 de diária de utilização do espaço, sendo que o responsável pelo grupo deverá assinar termo de responsabilidade com normas de utilização e condutas a serem respeitadas no clube, podendo somente utilizar-se de uma bancada por equipe, tendo total cuidado com a mesma, não podendo utilizar objetos cortantes sobre esta, nem fazer uso de colas, tintas, furadeiras etc. sem proteção adequada para não danificá-las.

         É expressamente proibida a utilização das bancadas para servir refeições ou mesmo bebidas, pois temos a área da lanchonete para esta finalidade. Também deverá ser mantida a limpeza do local e equipamentos.

As equipes terão direito a janela de voo controlada e fiscalizada por um membro da diretoria, conselho, ou na falta dos mesmos por um sócio do CMU (autorizado pela diretoria).

Neste caso específico, o piloto e mecânico ou auxiliar terão o direito de adentrar a área da pista e fazer sua decolagem sem dirigir-se ao pit, porém sempre manter distância segura e sair da área da pista logo após a decolagem com toda cautela em suas condutas, para manter a segurança de todos, sendo expressamente proibida a entrada de outros membros da equipe na área restrita da pista ou seus entornos, os mesmos deverão permanecer na área interna. Em exceção de um fotografo liberado para permanecer no pit.

 

Na prática de qualquer ato que não esteja sendo condizente a este regulamento ou com as normas de boa pratica e conduta, o indivíduo será convidado a retirar-se das instalações do CMU, sendo responsabilizado por tais condutas.   

 

26 - Os aeromodelistas que consumirem bebidas alcoólicas e/ou produtos estupefacientes, estarão terminantemente proibidos de pilotar neste dia.

 

27 - Todo e qualquer comércio no interior do CMU só será permitido após autorização por escrito da Diretoria do Clube.

 

28 - A presença de animais domésticos só será tolerada se mantidos em suas devidas coleiras, tendo ainda seu dono a responsabilidade por todo e qualquer problema, sujeira, ou incômodo que vier a causar ao clube, a seus sócios ou a terceiros. Está proibido o acesso de animais domésticos à área de boxes ou áreas restritas a aeromodelistas.

 

29 - Não será permitida a manipulação de produtos perigosos em nossas instalações, Exemplo: “fabricação ou manipulação” de combustíveis e explosivos.

 

30– Todos temos a obrigação de manter a integridade das instalações, bem como manter o ambiente limpo e organizado, “lugar de lixo é no lixo”.

 

31 – Todo sócio CMU tem direito a utilizar todo o complexo. O praticante de aeromodelismo poderá utilizar também instalações de autos off-road, obviamente com equipamentos adequados à nossa pista, não a degradando de forma alguma. Praticantes de autos off-road poderão utilizar a estrutura do aeromodelismo porém com devida habilitação BRA válida.  A área da churrasqueira poderá ser reservada pelo sócio com antecedência e pré autorização da diretoria.

 

32 - As demonstrações realizadas em outros locais em nome do CMU somente serão permitidas após avaliação e aprovação da Diretoria executiva.

 

33 – Qualquer atividade aérea, terrestre ou náutica radio controlada que possa nos colocar em risco, nas imediações do CMU bem como na área da universidade, deverá ser relatada exclusivamente ao diretor presidente ou ao diretor vice-presidente para que este tome as devidas providencias. Fica vetado aos sócios tomarem quaisquer atitudes, como abordar indivíduos, seja para questionar ou quaisquer outras ações. Cabe somente a universidade tomar as devidas providencias, ao serem informados pelo diretor presidente ou vice.

 

34 - Todas as normas e procedimentos aqui estabelecidos são dirigidos a TODOS os sócios do CMU e seus visitantes.

 

35 – Fique atento, leia e respeite todas nossas placas indicativas.

 

 

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Este Regimento não entra em conflito com nenhum artigo do Estatuto do CMU e pode ser modificado pela diretoria sem prévio aviso.

 

O não cumprimento do que estabelece o Estatuto, este Regimento ou quaisquer princípios básicos de conduta e disciplina, poderá resultar na punição do sócio ou aluno, conforme capítulo específico do Estatuto que rege o Clube de Modelismo Urbanova. Não serão tolerados palavrões, ofensas e ou desrespeito a visitantes, sócios, colegas de pista, funcionários da Univap e membros da diretoria do clube, tais atitudes estão também sujeitas às sanções acima citadas.

 

           É proibido a utilização de trajes de banho ou mesmo ficar sem camisa nas dependências do CMU.

          

É proibido a colocação de avisos, faixas, placas ou quaisquer outros tipos de propaganda sem a aprovação prévia da diretoria.

 

É expressamente proibido pilotar na pista do CMU sem BRA válido.

 

Prestigie e utilize nosso site, ele também é seu.

Dúvidas ou sugestões, utilizem o e-mail: contato@cmumodelismo.com.br

Fale com presidente pelo e-mail presidente@cmumodelismo.com.br

 

Considerações finais:

Este regimento visa: bem estar, conforto, segurança de nossos sócios, familiares e visitantes,  bem como condições ideais para pratica de nosso hobby num ambiente familiar.    Este regimento foi elaborado com muita cautela, profissionalismo e respeito ao associado. Somos um clube totalmente legalizado perante os órgãos competentes, nossa pista é homologada e todos os sócios praticantes de aeromodelismo são filiados à Confederação Brasileira de Aeromodelismo (COBRA).

  Estamos sempre abertos a sugestões no sentido de criar um ambiente familiar e seguro para pratica de nosso hobby nas dependências do CMU, também estamos sempre a disposição de todos. Contamos com vossa compreensão e respeito a este regimento.   

 Esta diretoria agradece a todos os sócios e frequentadores, esperando também companheirismo, bom senso e respeito por parte de todos, a nosso querido clube.   Tenham ótimos voos.

 

 

 

 

A Diretoria.

 

São José dos Campos, 20 de outubro de 2017